sábado, 31 de março de 2012

Rio Grande e o Polo Naval


O surgimento do chamado polo naval inicia-se com a descoberta do pré-sal e a possibilidade do setor petrolífero do país, devido as condições geográficas e de navegabilidade o Porto de Rio Grande recebe um grande desafio; Montar as plataformas que irão ser utilizadas neste setor.

A partir da vinda do casco da plataforma P-53 e a instalação da empresa Quip é que se deu a participação de Rio Grande no polo naval, claro que essa aplicação se deu devido a disponibilidade de área para construção e exploração uma vez que antes desse investimento o porto era voltado a importação e exportação. Após o sucesso manifestado pela Quip, outras empresas passaram a investir na cidade, o estaleiro Rio Grande é uma prova deste novo potencial econômico, tendo infraestrutura e interesse no último ano as empresas aqui situadas ganharam o direito de construção de mais 8 cascos sendo que um destes (P-55) já esta sendo montado e tem previsão de término para o inicio de 2013.

Vale ressaltar que o polo naval não esta concentrado apenas no Rio Grande do Sul pois atua em vário outros portos como Santos, Vitória, Rio de Janeiro. Criando cerca de 400 mil empregos em todo país.

Através da visita a feira do polo naval, realizada na nossa universidade nos últimos dias 20, 21, 22 e 23 de março é notável o interesse das mais diversas empresas em nossa região bem como a importância deste crescimento. Desde maquinarias complexas, peças, cabos, uniformes até serviços de consultorias, internet e outros.

Mas no que influência esse tal polo naval, ou crescimento em uma cidade? Lembro que desde 2007 quando surgiu a primeira plataforma, e os primeiros trabalhadores oriundo de todos os lugares do Brasil em busca de trabalho, surgiu também novos costumes, necessidade de mais hotéis, mudança de ruas e novas formas de consumo. Ainda nesta feira assisti algumas palestras referentes às possibilidades de extensão e necessidades desse mercado, sendo assim acredito que a partir de agora tenhamos que admitir que fazemos parte disso e temos dever de propor novos rumos, e enquanto estudantes de administração também é nossa responsabilidade auxiliar na logística, uma vez que não tendo pessoal habilitadas para tal função podemos formular nossa forma de gestão não precisando utilizar as existentes em outros polos, ou seja não precisamos ter a mesma gestão de outros locais pois somos uma região diferenciada, com outras condicionantes.


Trabalho feito para a disciplina de Psicologia aplicada á Administração

Nenhum comentário:

Postar um comentário