domingo, 13 de março de 2011

Didática I - Primeiro Texto

E cá estou eu para escrever o primeiro texto acadêmico do curso de Pedagogia, confesso que para mim é um tanto desafiante uma vez que andei por tantos lados e não produzi quase nada de textual. Como primeiro texto devo falar do que esperar do curso, quais as minhas expectativas...


Pois bem vim "parar" na pedagogia após estar formada a 1,5 anos em Gestão Hospitalar, muitos me dizem e o que tem haver um com o outro? Eu também fico tentando encaixar, cheguei a conclusão que educação e saúde combinam sim e uma depende da outra, quando se fala em educação em saúde entramos nos meus interesses. Acho que é muito importante educação na saúde, uma vez que as pessoas precisam entender aquilo que elas vivem. Na realidade procuro na pedagogia uma complementação curricular, posso estar errada mas queria muito voltar a estudar e aqui estou.
Voltando a pedagogia, o que esperar? o que realmente vamos estudar? Cheguei na primeira semana de aula pensando exatamente isso o que é ser pedagogo, confesso que ainda não procurei um definição exata mas pelas conversas e troca de definições em sala de aula conclui: ser pedagogo é estudar a forma como estimular a educação, como ensinar. E pedagogia é ensinar pessoas a educar.

Minhas expectativas acerca do curso estão em compreender e me apaixonar pela pedagogia e por ensinar. E conforme comentou a prof. Silvana no primeiro dia de aula “Transformar meu mundo nestes 4 anos” além de tentar a conexão entre educação e saúde.

Assim como as expectativas gero dentro de mim uma insegurança em relação ao curso e seu segmento. Minha principal angustia é não me adaptar á “carreira” de educador, sem conseguir transmitir os ensinamentos a mim designados, e até mesmo nas e atividades propostas como textos e produções textuais.

Concluindo, estar na pedagogia foi uma escolha casual, na realidade uma simbologia de fracasso misturada com conquista, pretendia seguir a área administrativa como 1ª opção de curso, porém não obtive nota suficiente e fui chamada na 2ª opção pedagogia. Aproveitando a oportunidade de fazer uma universidade pública e continuar estudando, resolvi ingressar no curso mesmo sem saber realmente do que se tratava. Confesso estar empolgada e realizada de ter conquistado uma cadeira nesta universidade, e em relação a pedagogia me sinto desafiada, a fazer o meu melhor.


Para o primeiro até que tá bom... Pretendo e preciso melhorar cada vez mais minha escrita!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário