segunda-feira, 21 de março de 2011

Didática I - A educação no Brasil, seu crescimento e evolução.

Hoje foi um dia no mínimo diferente, tínhamos 5 colegas novas... Claro que o professor fez elas se apresentarem, o mais intrigante é que em seus discursos a afirmação "gostar de criança" fazia doer meus ouvidos e meu coração. Depois de uma semana de aula e conseguindo compreender melhor o papel de um pedagogo, posso estar errada mas não basta gostar de criança pra fazer pedagogia! Sei lá, comecei a realmente olhar com outros olhos.
Pedagogia pode ser a parte administrativa de uma escola ou órgão ligado a educação, tem uma estrutura governamental, repasse de verbas e incentivos "idênticos" aos da saúde. Existem os conselhos, as secretárias, as representações nas três esferas de governo. Cada um com sua responsabilidade, Nacional - Nível Superior e pós; Estadual - Nível Médio e anos finais do ensino fundamental; Municipal - Educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental.
A divisão da educação em nosso país se dá através da LDB96, que determina Educação Superior e Educação Básica, sendo que desta última o ensino fundamental é OBRIGATÓRIO. Tanto para os estudantes como para o governo, disponibilizar vagas.
Acredito que o ideal seria o ensino médio também ser obrigatório para que o governo do estado tivesse essa obrigação de disponibilizar escolas e ensino para todos oriundos do ensino fundamental. Mesmo educação sendo um direito garantido na constituição, não existe total abrangência e "cobertura" ainda temos muito o que melhorar e permitir neste aspecto.
No final da aula uma colega questionou a pedagogia hospitalar, confesso que fiquei bastante interessada, até pesquise algumas informações a respeito e descobri que em grandes hospitais ela é bastante aplicável e para um hospital com as dimensões do Hospital Universitário da FURG, seria necessária uma pesquisa de histórico de internações, idade das crianças envolvidas, profissionais necessários, riscos e preparação dos alunos que terão acesso aos pacientes. Vou continuar pesquisando e propor um projeto de reabilitação pedagógica no hospital.


Desejo que continue assim, cada vez mais situada na pedagogia e empolgada com as discussões!

Por hoje é só, vou ficar devendo a parte relacionada a troca do sistema existente, confesso que acabei de perder toda a concentração a respeito do assunto! Portanto, boa noite a todos e até o próximo Post!

PS: Escrever para mim ainda é muito desafiante, e difícil!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário