segunda-feira, 11 de abril de 2011

Educação Profissão

O texto de André Haguette, faz com que repensemos nossa escolha academica. Uma vez que através dele podemos enchergar a realidade da educação. Quando faz a pergunta "Educação: bico, vocação ou profissão?" o autor trata como bico uma situação onde não há satisfação pessoal, não existe cobrança de um trabalho bem feito, gera insegurança, desmotivação e a mais importante baixa a qualidade na educação, uma vez que tudo é nivelado por baixo.
Vocação passa um idéia de algo que vem desde pequeno, sou professor pois sempre me saí bem com crianças! Essa é a frase mais ouvida em um curso de pedagogia, e é a que mais me irrita. Pois para ser professor não basta apenas ter a vocação é necessário tomar como sua profissão.
Para mim profissão é algo que escolhi fazer, me comprometi a seguir e fazer o melhor de mim, se sou professor tenho dever de educar da melhor forma possível de acordo com meu juramento, incentivando meu aluno a crescer. Acredito que o ideal seria a vocação aliada a profissão, levando em consideração que se completam!

O bico acabou se tornando uma forma prática de tapar os buracos da educação, uma estratégia imediata e barata para tapear o sistema. Mas se torna algo sem comprometimento com seu aluno, não existe a cobrança de seu superior, é uma situação que não oferece satisfação ao professor, é apenas uma estratégia de sobrevivencia. Tem com consequencias falhas na educação e marginalização dos estudantes. Ou seja é uma prática que deve ser extinguida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário